Câncer de Mama: Exercícios físicos na Prevenção e Tratamento

outubro / 2019 Exercícios Físicos

 Você sabia que se exercitar pode ajudar em qualquer fase do câncer de mama, além de poder evitá-lo?

Desde 1990 acontece o Outubro Rosa, campanha dedicada ao combate do câncer de mama, que é considerado o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Cerca de 28% das mulheres são atingidas por ele todos os anos (INCA). Portanto, falar sobre a importância e conscientizar sobre a prevenção desse câncer pode salvar vidas!

Exercícios físicos para a prevenção do câncer de mama

Sabemos que se exercitar tem vários benefícios, mas para a prevenção do câncer ele é um dos melhores métodos, sabe por quê?

-Age no equilíbrio de alguns hormônios como o estrogênio, substância ocasionada pelo excesso de gordura. As células cancerígenas utilizam essa substância como combustível para atuar nas células;
Evita os principais fatores de risco para o câncer de mama, como o sedentarismo e a obesidade;
-Fortalece as defesas do corpo;

Cerca de 12% das mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil poderiam ser evitadas se as mulheres praticassem exercícios físicos regularmente, segundo o estudo “Mortality and years of life lost due to breast cancer attributable to physical inactivity in the Brazilian female population (1990–2015)”, divulgado na revista Nature, que contou com a participação do Ministério da Saúde Brasileiro. 

Então, nada de ficar parada viu? Sabendo que iniciar uma atividade de exercício gera diversas inseguranças, preparamos algumas dicas para superar esse medo e colocar seu corpo no ritmo e em primeiro lugar. 

Exercícios Físicos durante o câncer de mama

Sabemos que o tratamento do câncer é um período complicado, que causa vários efeitos colaterais, físicos e psicológicos. Os exercícios são ótimos aliados para diminuir esses efeitos, já que: 

-Diminuem a quantidade do hormônio insulina, já que durante o tratamento ter altos níveis de insulina no sangue torna-se perigoso;
-Controlam o excesso de lipídios, que são usados com substrato para o desenvolvimento do câncer de mama ;
-Diminuem o cansaço, as náuseas e os efeitos colaterais decorrentes das terapias. Além de promover autoestima, autoconfiança e relaxamento;

-Auxiliam a diminuir perda de massa muscular e a manter o coração funcionando bem;
Diminuem o inchaço da barriga (retenção de líquido) causado pelo o uso de corticoide da quimioterapia. 

Depois dessa lista de benefícios, vale destacar que praticar exercícios físicos podem reduzir as chances do câncer retornar.

Em 2005, um trabalho publicado no Journal of the American Medical Association, estudou 2.987 mulheres operadas de câncer de mama. E constatou que depois da cirurgia e dos tratamentos complementares (de radioterapia e quimioterapia), aquelas que passaram a caminhar por pelo menos 30 minutos, em média cinco vezes por semana, na velocidade de cinco a seis quilômetros por hora – ou fizeram exercícios equivalentes -, apresentaram cerca de 60% de redução do risco de volta da doença, menor mortalidade por câncer de mama e menor probabilidade de morrer por outras causas.

Exercícios Físicos para a reabilitação do câncer de mama

 O processo de reabilitação também exige muitos desafios. Durante o processo de remoção do tumor na mama, muitas vezes é necessária a retirada parcial ou total da mama e o esvaziamento axilar, ou seja, a retirada dos linfonodos/gânglios linfáticos. Qualquer um desses procedimentos pode afetar os movimentos do braço e ombro, dificultando a realização de atividades diárias, como se vestir, tomar banho e pentear os cabelos.

E novamente o aliado para esses problemas são os exercícios físicos:

– Ajudam a restabelecer os movimentos;
– Recuperam a força do braço e do ombro;
– Diminuem a dor;
– Proporcionam rigidez nas costas e no pescoço.

Mas lembre que é indispensável conversar com seu médico antes de começar a se exercitar. Ele saberá quais exercícios e em qual intensidade poderá realizá-los. 

#Fica a Dica: se está em busca de um lugar aconchegante e divertido para se exercitar e diminuir as dores, estamos aqui! O treino Mormaii aumenta a circulação sanguínea sem sobrecarregar, além de termos o Five que é um metodologia alemã que trabalha especificamente o alívio de dores e reabilitação de membros do corpo. 

Contudo, esperamos que esse artigo tenha ajudado e despertado em você o desejo de se cuidar, seja se exercitando, mudando sua alimentação, ou tendo o cuidado de realizar um simples toque em seus seios diariamente.

Vamos juntas ser rosa o ano todo! 

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