Tempo de leitura: 4 minutos

A pandemia da Covid-19 trouxe mudança de hábitos tanto alimentares quanto de exercícios físicos em nossa rotina. Conheça algumas dicas de como manter a qualidade dos seus treinos diante de uma reeducação alimentar.

O aluno do Studio Mormaii já sabe que a prática regular de atividade física traz benefícios para o seu bem-estar físico e mental, além de prevenir diversas doenças, aumentando a sua disposição para a realização de outras tarefas durante o dia a dia.

Estas práticas, aliadas a uma alimentação adequada, se tornam parceiras em proporcionar uma vida mais saudável. No entanto, o período da pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas diante dos nossos hábitos diários, limitando acessos em determinados locais e demandando novos olhares para o ambiente caseiro.

Por isso, é importante refletir sobre os cuidados com a manutenção de uma vida ativa de exercícios e suas relações com a alimentação durante o “novo normal”.

A fim de responder algumas dúvidas frequentes de quem precisou passar por adaptações em diversos hábitos, vamos conversar hoje sobre o início ou a manutenção dos seus treinos com qualidade diante de uma reeducação alimentar.

 

O que é reeducação alimentar?

Por recomendações dos órgãos de saúde mundiais, quanto mais você ficar em casa ou em ambientes higienizados e preocupados com a proteção da sua saúde, mais será possível evitar contágios da Covid-19.

Clique aqui e conheça as medidas adotadas pelo Studio Mormai para manter o seu treino seguro, divertido e intenso.

Mas manter as rotinas pré-pandemia diante de restrições sociais tem sido, no mínimo, desafiador. 

Muitas pessoas estão recorrendo às readaptações alimentares e de exercícios para continuar alcançando seus objetivos. Por isso, a reeducação alimentar é uma opção nesta fase. Esta reeducação é a mudança na forma de enxergar a sua relação com a comida. Ou seja, encontrar prazer ao comer, sem sentir culpa e sem exagerar, ao conhecer melhor seus alimentos.

Assim, o foco é ter hábitos saudáveis, sem precisar passar por dietas desgastantes.

 

Reeducação alimentar: como começar?

Para começar uma reeducação alimentar é essencial ter dedicação e compromisso com você mesmo. E para isso, é importante procurar um nutricionista, profissional que realizará avaliações e planejamentos com você para a construção de cardápios adequados ao seu corpo, no contexto que você se encontra hoje.

Outro profissional que pode contribuir para a eficiência da sua mudança de hábitos alimentares durante a pandemia é o psicólogo. Ele te auxiliará no controle de pensamentos quanto a compulsões alimentares ou jejuns que podem surgir nesta fase de isolamento social.

 

Reeducação alimentar: Dicas

A primeira dica que o Studio Mormaii sugere é: Respire!

Mudanças efetivas não acontecem da noite para o dia e mudar hábitos no meio de um caos mundial não parece tarefa fácil, não é? Por isso, é necessário determinar seu foco, colocar seu plano em ação, dia após dia, mas com respeito ao seu tempo.

Cobranças constantes e sem autoavaliação muitas vezes são obstáculos que poderiam ser evitados com o conhecimento dos seus limites.

Outras dicas que deixamos para vocês são:

Valorize as pequenas conquistas! 

Estipule metas em seus cardápios a curto prazo. Isso te proporcionará alegrias em cada conquista alcançada e te incentivará em busca de novas;

Vá preparado para a feira! 

Na hora de decidir pela compra dos alimentos, faça substituições inteligentes! Um exemplo é dar preferência a alimentos naturais como frutas, verduras e legumes e de versão integral, como pães e grãos. Deixe os alimentos industrializados de lado.

Já bebeu água hoje? 

Lembre-se de se hidratar! Beber água faz bem para o funcionamento do seu organismo! A água é companheira de todas as áreas do seu corpo, contribuindo para uma pele saudável, diminuindo a sensação de inchaço e retenção de líquidos e auxiliando na prevenção da hipertensão e cálculos renais.

Esteja com o sono em dia! 

A pandemia tem tirado o sono de muitas pessoas. Mas é essencial buscarmos alternativas para dormirmos bem.

Com uma boa noite de sono, conseguimos aliviar o estresse, conservar energia, fortalecer sistemas corporais, estimular a memória e a concentração, ajudar no emagrecimento, oferecer relaxamento e descanso das tensões musculares, além de outras inúmeras contribuições.

Diminua o acesso à iluminação quando for descansar. 

Ficar em um ambiente silencioso ou ouvir músicas calmas contribuem para a chegada do sono.

O treino não pode parar! 

Busque um local com espaço e tranquilidade para a manutenção dos seus exercícios. Mais do que nunca, se movimentar é a regra!

A prática regular de atividade física, além de trazer mais alegria e diminuir a ansiedade que toda esta fase causa nas pessoas, pode contribuir com o melhor desempenho do sistema cardiorrespiratório, do condicionamento físico, do equilíbrio corporal, além de outros inúmeros benefícios.

Para isso, o Studio Mormaii oferece uma atividade física personalizada, que se adapta às mudanças atuais e aos seus limites.

 

Atividade física e Reeducação alimentar

Se você treinar regularmente com objetivo de emagrecer ou ganhar músculo e não manter uma alimentação adequada, é possível que, ao buscar energia para a realização dos movimentos, o seu corpo acabe consumindo a reserva de massa magra e te proporcione um efeito indesejado.

A conservação ou o aumento da taxa de massa magra é essencial para o metabolismo conseguir acelerar, evoluindo o consumo de energia, permitindo a realização de exercícios com melhor performance e ainda, garantindo a perda do tecido adiposo (a famosa gordurinha!).

Por isso, encontrar a atividade física combinada com uma alimentação equilibrada e recomendada pelo seu nutricionista é uma ótima forma de adotar um estilo de vida saudável.

 

Para já colocar em prática

Fique de olho em algumas das nossas sugestões.

Seja qual for o seu objetivo, emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar a sua resistência física, é preciso considerar uma alimentação mais distante de fast-foods, bebidas alcóolicas e de açúcares.

Os alimentos certos e o momento em que eles devem ser consumidos traz diferenças nos resultados da prática. Carboidratos e proteínas são parceiros de quem faz atividade física objetivando qualidade nos resultados.

Os carboidratos vão garantir a energia que você precisa para realizar os exercícios e as proteínas vão te ajudar a recuperar massa muscular.

Além disso, para potencializar os resultados de um exercício, o carboidrato pode ser combinado com a proteína logo depois do treino, auxiliando na reposição de nutrientes do corpo contribuintes da regeneração muscular.

A recomendação é se alimentar antes e depois da academia, entre intervalos de 60 a 90 minutos. 

Uma alimentação variada consegue manter a reposição dos nutrientes. Frutas, legumes e verduras também são importantes neste processo.

A escolha de qual atividade física realizar, principalmente neste período de pandemia, em que nos encontramos mais tempo dentro de casa, é tão importante quanto a reeducação alimentar.

O exercício regular, pensado para você e com qualidade, com o tempo e com a nova rotina, proporcionará melhores condições de superação do momento em que nos encontramos.

O método Mormaii proporciona liberdade e estímulo para você se movimentar através de um treinamento integrado, feito por profissionais altamente qualificados e focados no cuidado da sua saúde.

Viva a sua experiência Mormaii e garanta uma vida ativa para além dos treinos.

QUERO MINHA EXPERIÊNCIA MORMAII

Compartilhe

Comentários