As quedas na terceira idade muitas vezes podem parecer algo comum, quando, na verdade, devemos levá-las muito a sério!
Além de estar no ranking entre os problemas mais sérios que atingem a terceira idade (RUBSTEIN, 2006), entre 4.174 idosos 25% já tiveram uma queda, mostrou um estudo da saúde dos idosos brasileiros (ELSI-Brasil). Além disso, um dos responsáveis pelo Estudo constatou que cerca de 30% dos idosos caem a cada ano em área urbana.
As quedas também dependem do histórico do idoso:
– Idosos que já caíram apresentam risco de 60% e 70% de cair novamente;
– Os idosos mais saudáveis caem menos, cerca de 15% em um ano;
– O risco de queda aumenta até 50% em idosos sedentários;
– Entre 20% e 30% dos caidores (idosos com mais de duas quedas por ano) que sofreram alguma lesão apresentaram redução da mobilidade, menor independência e aumento do risco de morte prematura.
Consequências das quedas
As quedas podem dar início a um declínio de determinada função, aumentar a chance de desenvolvimento de doenças e até mortalidade. Entre as principais estão:
Físico
– Escoriações e lesões;
– Fraturas na região do quadril e nos membros superiores (ombro e punho);
– Incapacidade funcional;
– Restrição de atividades físicas;
– Declínio na saúde (como: acúmulo de secreções nos pulmões, pneumonia, distúrbios gastrointestinais, infecção do trato urinário, diminuição do fluxo sanguíneo, osteoporose, AVC).
Psicológico
– Isolamento social;
– Síndrome Pós Queda;
– Insegurança;
– Depressão.
Quais são os fatores que influenciam na incidência das quedas?
Um dos fatores determinantes para as quedas na terceira idade é a perda de massa muscular e, consequentemente, a perda de força. Quando acompanhadas de perda de massa óssea (osteoporose), o risco de quedas e fraturas é ainda maior. Além disso, outros fatores também influenciam nas quedas:
– Consumo incorreto de medicamentos;
– Problemas de visão;
– Dores crônicas (fibromialgia, lombalgia, osteoartrite etc.);
– Doenças que afetam o sistema motor, como Parkinson;
– Consumo de bebidas alcoólicas;
– Chão escorregadio.
Que tal começar HOJE a prevenção contra quedas?
Você deve estar se perguntando: como prevenir as quedas? Sem dúvidas, é preciso começar esse trabalho antes da terceira idade (e, claro, continuar durante). Veja alguns cuidados que deve tomar:
Exercício físico sempre!
Um dos melhores remédios são os exercícios físicos regulares, como exercício de fortalecimento muscular e propriocepção, que desaceleram o processo de perda de massa muscular e de osteoporose, podendo trazer até um ganho significativo de força. Além disso, cada faixa etária tem uma quantidade mínima recomendada de exercícios diários.
No Studio Mormaii, por exemplo, você se exercita com o acompanhamento de professores altamente capacitados e atentos ao seu movimento, que adaptam a aula conforme seus objetivos e necessidades, incluindo treinos que aliviam as tensões musculares e tratam aquelas dores provocadas pela falta de exercícios corretos.
Cuidado com o cardápio
Alguns alimentos podem ajudar e muito uma terceira idade mais saudável e longe de das quedas. Conheça alguns alimentos que restauram e conservam a massa muscular:
– Feijão;
– Frango;
– Grão-de-Bico.
Experimente o Método Mormaii
Nossa metodologia de treino previne doenças e aumenta a longevidade, aliviando dores e garantindo mobilidade, equilíbrio e um corpo sadio em todos os momentos!
Mantenha sua vida ativa e reconquiste o controle sobre seu corpo em um de nossos Studios Mormaii.