Qual o tempo necessário de exercícios para ter uma saúde ativa?

julho / 2019 Exercícios

A atividade física é essencial para nossa qualidade de vida e prevenção de doenças, mas muitas vezes acaba sendo deixada de lado na correria da rotina. Que tal, então, saber qual o tempo necessário de exercícios para ter uma saúde ativa? Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam quantos minutos de exercícios cada faixa etária deve realizar. Vamos conferir? 

– 5 a 17 anos

Para essa faixa etária, as atividades físicas recomendadas são: jogos, esportes, tarefas, recreação, educação física e exercícios programados. Para as crianças, brincadeiras que estimulam todos os membros do corpo são fundamentais, como pular corda, pega-pega e esconde-esconde. Para os adolescentes o interessante é estimulá-los a escolherem alguma atividade ou esporte que realmente gostem, assim as chances da atividade se tornar um hábito é maior e os resultados serão melhores.

– Recomendação de tempo para exercícios:
Mínimo 60 minutos de atividade física diária, moderada ou intensa.

– Benefícios:
-Melhora na capacidade cardiorrespiratória e muscular;
-Otimiza saúde dos ossos;
-Potencializa a aptidão cardiovascular e metabólica;
-Ajuda a reduzir o risco de desenvolver obesidade e doenças crônicas, tais como diabetes e doenças cardiovasculares;
-Ajuda o desenvolvimento escolar.


– Dos 18 a 64 anos:

Para essa faixa etária, as atividades físicas recomendadas são caminhadas, jogos, esportes e exercícios planejados. Exercícios que proporcionam o fortalecimento muscular são essenciais, como musculação, treinamento funcional, pilates ou o Método Integrado Mormaii Fitness.

– Recomendação de tempo para exercícios:
150 minutos de atividade aeróbica moderada, ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa por semana.

– Benefícios:
-Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
-Reduz o risco de doenças não transmissíveis;
-Melhora a capacidade muscular;
-Reduz o risco de ansiedade e depressão;
-Melhora as atividades cerebrais.

– A partir dos 65 anos:

Para essa faixa etária, as atividades físicas recomendadas são exercícios que fortalecem os músculos e articulações, aliviam as dores no corpo e que evitam lesões. Alguns exemplos são a caminhada, hidroginástica, alongamentos e o Método Integrado Mormaii Fitness, onde os treinos são direcionados para as necessidades de cada pessoa e incluem o Five Konzept, método alemão inovador que atua diretamente nas dores corporais.

– Recomendação de tempo para se exercitar:
150 minutos de atividade aeróbica moderada, ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa por semana.

– Benefícios:
– Otimiza a saúde óssea e funcional;
– Reduz o declínio cognitivo;
– Auxilia no Controle da Diabetes, Artrite e Doenças Cardíacas;
– Melhora a independência e a auto-estima;
– Amplia a mobilidade.

Fique ligado! Para adultos e idosos, chegar a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou a 150 minutos de atividade aeróbica intensa trazem benefícios adicionais.

Agora você já sabe o tempo ideal e os inúmeros benefícios que a atividade física proporciona para a saúde em qualquer fase da vida. Que tal se organizar, colocar um tempinho para os exercícios na agenda e marcar uma aula experimental nos Studios Mormaii?

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