Autocuidado: Que tal criar uma rotina com você mesmo?

julho / 2019 Destaque

Dia 24/07 é comemorado o Dia Internacional do Autocuidado, data ideal para refletir se você está se cuidando 24h por dia, 7 dias por semana, durante os 365 dias do ano.

Sabemos que com os dias corridos do século XXI, muitas vezes praticar o autocuidado é o maior desafio das pessoas. Então, que tal começar avaliando como está sua relação com você mesmo? Então relaxe, pegue o caderninho e vamos lá!

Checklist do Autocuidado Studios Mormaii

1 – Cuide de sua saúde: Faça autoexames com frequência para conhecer o seu corpo e dê atenção aos sinais do organismo. Não deixe para depois os exames de rotina. Busque especialistas para tomar qualquer atitude em relação a sua saúde. 

2 – Pratique 30 minutos de atividade física diária: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para uma saúde física e mental ativa 30 minutos de atividade física diária (isso inclui aquela caminhada até seu trabalho ou a ida ao supermercado). Ah, mas não esqueça, 30 minutos de exercício é o mínimo e cada faixa etária tem sua própria recomendação do tempo ideal. Cada minuto a mais de movimento pode fazer toda a diferença para a sua saúde!

4 – Alimentação saudável: uma aliada da saúde certamente é a alimentação. Quanto mais colorido for seu prato melhor. A orientação de acordo com a pirâmide alimentar brasileira é: 

– 6 porções ao dia de carboidratos, como pães, arroz, batata, mandioca e outros;
– 3 porções de legumes, de verduras, de frutas e de laticínios, como queijos, leite e iogurte;
– 1 porção de carne e ovos;
– 1 porção de feijão ou outras leguminosas;
– 1 porção de óleos e outras gorduras;
– 1 porção de açúcares e doces.

Prefira também produtos orgânicos e sempre procure uma nutricionista. Vale lembrar, que algumas combinações de alimentos são ótimas para o nosso organismo, outras já não. 

5 – Beber água: fundamental para o bom desempenho do organismo, para o transporte de nutrientes e a regulação da temperatura corporal, entre outras funções. Dois litros de água diários, são sagrados, viu! Claro, que precisamos considerar que esse nível é o recomendado de forma geral, mas pode ser maior dependendo da rotina, idade, alimentação, temperatura ambiente e estilo de vida.

6 – Faça algo que goste todos os dias: seja ler um livro, hidratar o cabelo ou sair para um barzinho com amigos no fim de semana! 

Colocando o autocuidado na rotina 

Agora que você terminou o checklist do autocuidado, já sabe no que prestar mais atenção em você, né? Então, a próxima etapa é colocar o autocuidado na rotina, mas como fazer isso?

Uma fórmula exata não existe, pois cada pessoa tem seu jeito e seu tempo. O importante é praticar o autocuidado diariamente, mas sempre respeitando seu limite. Algumas dicas que preparamos podem te ajudar, confira: 

Saindo do sedentarismo

– Pratique uma atividade que te motiva, já que as chances de continuar são maiores;
– Defina horários para se exercitar, assim é mais fácil de criar um hábito;
– Como seu corpo está sem atividade física há tempo, é necessário condicioná-lo a um novo estímulo e ir progredindo. Então, vai com calma, viu? 

Alimentação na medida certa

Uma dica é usar o aplicativo Nutrabem. Ele fornece todas as ferramentas para você organizar sua alimentação de forma prática e saudável, informando a faixa calórica diária que você deve consumir e o quanto de água tomar com base em suas características. É importante ressaltar que ele não substitui a visita ao nutricionista se seu objetivo for emagrecer, por exemplo. 

Estabeleça seus desejos da semana

Que tal criar um mural em seu quarto para colocar todas suas vontades diárias? Assim, a visualização fica mais fácil para verificar se está em dia com você mesmo!

E por fim, aproveite esse dia para se curtir muito e reavaliar seu autocuidado, sempre no seu próprio tempo e sem se cobrar demais, combinado? 

VEJA TAMBÉM

 Inaugura o 1º Studio Mormaii em Floripa

agosto / 2019 Destaque

Ler mais

Previna-se: quedas são um dos maiores problemas da terceira idade! 

agosto / 2019 Destaque

Ler mais

Pizza saudável: Como fazer e quais são os benefícios?

julho / 2019 Destaque

Ler mais