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6 dicas de exercícios para melhorar seu desempenho na corrida

A corrida de rua te conquistou? Bem-vindo ao clube! Esse tipo de atividade física aproxima milhares de pessoas de diferentes classes sociais e faixas etárias e só traz benefícios: melhora a saúde, o humor, o sono, a qualidade de vida. Quem corre, inclusive, começa a ter uma perspectiva diferente do seu corpo e do ambiente ao redor.  
Isso tudo dá uma sensação tão incrível que fica difícil parar de praticar – ainda bem! Aliás, muitos preferem ir além do lazer e buscam melhorar cada vez mais seu desempenho esportivo. Esse é você? Só que antes de colocar o tênis e sair por aí correndo, é preciso haver uma preparação física responsável, escolher bons acessórios e fazer treinos específicos de aquecimento. Então, que tal um checklist para saber se está no caminho certo?
Confira, a seguir, nossas dicas de exercícios para melhorar seu desempenho na corrida com a participação do treinador técnico da Mormaii Fitness, Leandro Fredericci.

Não se esqueça dos acessórios

Segundo Fredericci, um dos recursos mais importantes na hora da corrida é a coleta de informações precisas, que podem ser mostradas através de relógios, como o smartwatch com GPS, a fim de contribuir no controle e medição do desempenho. “Eles ajudam a entender qual a faixa de frequência cardíaca, qual a distância a percorrer e qual o seu paceritmo médio de corrida, medido em minutos por quilômetro“, afirma.
Outros acessórios também são essenciais para auxiliar o corredor, seja ele amador ou profissional. São básicos, mas supernecessários: caso esteja de dia, não pode faltar o protetor solar, a viseira, os óculos de sol. E, em qualquer período, um tênis com solado eficiente para absorção de impactos, além de camiseta e bermuda que tenham uma boa ventilação. “Bermudas e meias de compressão, por exemplo, ajudam no retorno venoso e ainda melhoram no desempenho da corrida”, sugere.

O segredo é aquecer!

A corrida vai além de ganhar velocidade. É preciso aprimorar técnicas. Os treinos de aquecimentos, os chamados educativos, são recomendados antes da prática do esporte, por trazer uma maior consciência corporal e melhorar a coordenação do corredor. Veja os mais realizados, de acordo com Fredericci:

1/Skipping

Para quem não consegue deixar de correr olhando para o chão, esse é um treino ideal, pois ele ajuda na coordenação e posição de braços e pernas e ainda trabalha a entrada e saída do pé no solo de uma forma mais rápida. Ou seja, também é indicado para quem tem pouca impulsão nas passadas de pernas.

2/Hopserlauf

Indicado para trabalhar a sustentação do corpo, evitando que o corredor fique sentado em cima do quadril, o que dificulta o movimento dos membros inferiores. Além disso, ele desenvolve o impulso das pernas ao realizar saltos em diagonal.

3/Hope

O Hope é um exercício um pouco mais avançado que o Skipping e precisa da orientação de um treinador especializado. Trabalha de forma mais potente a coordenação de braços e pernas, além da saída de pés de solo.

4/Soldadinho

O nome é bem sugestivo para esse tipo de exercício, pois é uma corrida com joelhos estendidos à frente, com movimentos dos braços em paralelo. É indicado para pessoas que correm inclinadas para frente, enfatizando a flexão do joelho.

5/Marchinha ou marcha atlética

Exercício que mobiliza mais o tornozelo, preparando a panturrilha e a coxa para os movimentos mais intensos que virão pela frente.

6/Aquecimento “dinâmica”

Leandro Fredericci explica que o treino “dinâmica”, realizado nos Studios Mormaii Fitness, é excelente para melhorar o desempenho da corrida. “São alongamentos de movimentação de braço de membros superiores, que são bons justamente para potencializar a biomecânica do movimento do corpo na hora da corrida”, explica.
Temos a rotação lateral do tronco, que auxilia no aquecimento dos músculos do core e o balanço lateral e frontal da perna, que trabalha no aumento da vascularização e movimento e articulação do quadril. “As técnicas aquecem o corpo, mobilizam as articulações e preparam o corredor para uma intensidade mais elevada que virá no treino, além de melhorar o padrão do movimento da corrida principal”, ressalta.

Os exercícios rotação dinâmica do quadril e rotação do tronco com balanço do quadril, realizados no Studio Mormaii Fitness

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Gostou das dicas? Há outras formas de preparar seu corpo para melhorar o desempenho na corrida, com treinos diferenciados e uso de equipamentos inovadores. Uma delas é com o Método Integrado Mormaii Fitness. Já conhece? Você pode encontrar uma unidade Studio Mormaii mais próxima de você e experimentar uma aula. Até mais!

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