5 motivos para escolher uma franquia ao invés de criar seu próprio negócio do zero

Cada vez mais o mercado brasileiro tem ganhado novos empreendedores, pessoas que buscam a realização pessoal em ter o próprio negócio, querem adquirir estabilidade financeira e ter mais autonomia na sua rotina. Porém, a maior parte dos novos empreendimentos acaba tendo uma vida breve, com 24% dos novos negócios abertos fechando antes de completarem dois anos e, ao final de quatro anos, esse percentual chega a 50%, segundo dados do SEBRAE.

São inúmeros fatores que levam a esse resultado, como a dificuldade em criar uma marca do zero e consolidar o posicionamento dela no mercado, a inexperiência na administração de uma operação na prática e todas as dificuldades que acompanham a abertura de uma empresa. Por isso, antes de empreender, é necessário muito estudo e encontrar as melhores soluções para obter o sucesso com o seu novo negócio. Uma das melhores opções é a abertura de uma franquia.

Para te ajudar a entender melhor esse modelo de negócio e todas as vantagens que o acompanham, preparamos uma lista com cinco motivos para escolher uma franquia e não criar seu próprio negócio do zero. Mas, antes de iniciar, vamos responder a pergunta que não quer calar: afinal, o que é e como funciona uma franquia?

Entendendo o universo do franchising

As franquias são ótimas alternativas para quem busca investimentos mais seguros e que oferecem menos riscos, com marcas já consolidadas no mercado e suporte de todo know-how do setor, muito diferente de uma empresa criada do zero. Esse cenário torna-se perfeito para investidores ou empreendedores iniciando uma nova jornada. 

Com a franquia, você recebe a definição pronta de seu serviço, com toda a análise de mercado e público bem definidos, além de detalhes de gestão e planejamento para crescimento. O seu trabalho será ampliar o negócio e garantir um atendimento com excelência para seus clientes.

Regida pela lei de franquias 8.955 de 15/12/1994, as franquias abrangem diversos segmentos de mercado, entre produtos e serviços, e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos. É essa padronização que é reconhecida pelo cliente final, gerando o fortalecimento da marca e facilitando o sucesso da operação.

Pronto para saber cinco motivos do porquê investir em uma franquia é uma melhor opção do que criar o seu próprio negócio do zero? Continue a leitura para conferir!

1. Estrutura e apoio desde o início

Em uma franquia, você não vai precisar começar do zero, já que existe um sistema padronizado formado, que dispõe para o franqueado treinamentos e orientações. Além disso, o plano de negócios, que prevê fatores político-sociais e econômicos que podem afetar a operação, é feito com o apoio da franqueadora.

Enrico Ferrari, CEO da Mormaii Fitness, franqueadora do Studio Mormaii, acredita no profissionalismo que o franchising traz para o negócio desde o início. “A partir do momento que o indivíduo opta por uma franquia, já inicia com estrutura e grande apoio. Uma das maiores vantagens que vejo é essa: ele passa a fazer parte de um grupo, uma comunidade, muito disposta a ajudar, levando a um desenvolvimento mais rápido e assertivo”, diz. 

O suporte praticamente integral da franqueadora na implantação de um novo negócio é indispensável em todas as fases do processo. Durante toda a implantação de uma operação, a franqueadora presta consultorias, como na escolha do ponto comercial e no projeto arquitetônico, além de oferecer treinamentos para o empresário e toda equipe de colaboradores. Também é realizada assistência no plano de negócios, previsão de valores necessários para a franquia operar, como investimento inicial, capital de giro e tempo médio de retorno do investimento.

Um exemplo é a Mormaii Fitness, que auxilia o franqueado desde a análise sociodemográfica do endereço potencial para abertura da franquia até a análise da estrutura dos locais, na confecção do projeto executivo do Studio Mormaii e indicação dos melhores fornecedores. Ainda, durante a obra, o franqueado participa de inúmeros treinamentos na parte técnica, de gestão, marketing e, é claro, todo o suporte na operação. 

2. Melhores soluções e facilidades que a franquia proporciona

O relacionamento entre franqueador e franqueado é contínuo, não acaba na venda ou na implantação da operação. E esse é um dos principais diferenciais de fazer parte de uma rede: ter um suporte de qualidade da franqueadora, transferência de know-how, plataformas de cursos online e disponibilização de consultorias especializadas.

Com tudo pronto, é hora de abrir as portas e inaugurar o negócio. Tratando-se de franchising, é comum o investidor não possuir muita experiência em gestão. Após todo o treinamento recebido durante a fase de implantação, é preciso ir além de colocar o conhecimento em prática e construir experiência na área. 

É preciso entender a extrema importância de continuar com programas de treinamento constantes, estar sempre atualizado com o que acontece na rede e no mercado. A reciclagem de conhecimento é fundamental para garantir o sucesso da operação, a manutenção da qualidade do serviço prestado e a padronização e alinhamento da rede com a comunicação da marca. 

No Studio Mormaii é oferecido o aperfeiçoamento constante da equipe com aulas ao vivo e EAD nas áreas de gestão financeira, administrativa e de pessoas, suporte em processos e sistemas operacionais e visitas técnicas presenciais para a equipe de professores.

Muitas franquias também oferecem um portal online, como uma espécie de sistema operacional exclusivo para o relacionamento entre franqueador e franqueado. Em um único site, ficam reunidos os canais de atendimento, documentos importantes, materiais para consultas, envios de comunicados com campanhas mensais, materiais de marketing e outros assuntos relevantes para conhecimento da franquia – ou seja, uma ferramenta poderosa para administrar todos os processos e projetos da sua empresa!

3. Negócios testados e consolidados

Segundo o Sebrae, no franchising, as taxas de falência chegam a ser 8 vezes menores quando comparadas ao varejo (26%) e a microempresas (23%). As franquias são as detentoras da menor taxa, ficando apenas com 3%.

Esses números não são positivos por um acaso. Franquias são modelos de negócios testados e validados, com transferência de um know-how certeiro porque sabem o que funciona e o que não funciona dentro do mercado em que atuam.

As vantagens em optar pelo franchising vão muito além de todo o conhecimento para a implantação de um novo negócio e suporte na operação e gestão. São empresas com um modelo de negócio consolidado, com anos de experiência, o que possibilita ao franqueado pular muitas etapas de tentativas e erros e ser mais assertivo na tomada de decisão. 

Todos os aspectos da unidade são padronizados e em constante melhoria de acordo com os dados de performance geral da rede. Isso inclui desde o produto principal e ações de marketing, até ao mobiliário e atendimento ao público. 

Foto: Studio Mormaii Cambuí, em Campinas (SP)

4. Erros que devem ser evitados para o sucesso da operação

Como mencionado no último tópico, franquias são modelos de negócio testados e validados. Mas isso não significa que a franquia crescerá sozinha. O franqueado precisa estar alinhado ao propósito da marca e estar presente na sua operação. Essas são algumas habilidades importantes para ter e atingir bons resultados:

– Disposição em seguir os padrões e diretrizes ditados pela franqueadora; 

– Dedicação e disciplina na busca por resultado;

– Conhecimentos em gestão de negócios e pessoas;

– Habilidades para lidar com o público;

– Capacidade financeira necessária para suportar o investimento durante a implementação até o amadurecimento.

Além disso, muitos franqueados subestimam os treinamentos oferecidos. Seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora, colocar em prática as campanhas de marketing enviadas e sugeridas, estudar o conhecimento compartilhado, participar de reciclagens e atualizações são essenciais para garantir o crescimento e sucesso da operação. 

Tudo isso é válido também para os colaboradores da franquia! O franqueado deve estimular a sua equipe a se aperfeiçoar, ser uma presença ativa na rede e mostrar o valor de fazer parte de uma empresa que preza pelo conhecimento. 

5. A força de uma rede

Um grande diferencial em investir em uma franquia é a força da marca que a acompanha. Empreender e apresentar uma nova marca no mercado não é nada fácil, então abrir as portas com um nome consolidado no mercado traz mais segurança para o empreendimento.

Além disso, fazer parte de uma franquia que atua em todo o país, com centenas de pessoas trabalhando pelo mesmo propósito, é uma experiência muito enriquecedora. Franqueados de todos os lugares trocam experiências, ideias e constroem uma verdadeira rede de apoio.

Foto: Meeting Mormaii Fitness 2019, em Florianópolis



Passamos por tempos sem precedentes com a pandemia de COVID-19, o que nos levou a entender que, para a sobrevivência de uma marca diante de uma crise, o relacionamento que ela tem com seus consumidores, e a confiança que passa para eles, é o fator que faz a diferença nessa equação, revelando o verdadeiro valor que a empresa tem no mercado.

Quando você investe em uma franquia, associa-se a uma marca conhecida no mercado e com anos de experiência. No caso da Mormaii, por exemplo, são 40 anos de história. Uma comunidade construída com pessoas que compartilham os mesmos valores e engajadas no mesmo propósito de qualidade de vida e bem-estar. E é esse o espírito de fazer parte de uma rede consolidada!

Com a vacinação e a retomada das atividades avançando e a crescente preocupação das pessoas com saúde, essa é a hora oportuna para você investir em uma franquia que vende saúde.

Conheça as franquias do Studio Mormaii, com metodologia própria e exclusiva de treinamento, marca consagrada, credibilidade e rentabilidade acima da média do mercado. Clique aqui para saber mais!

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