Muito se fala sobre a importância da atividade física para a saúde. Mas você sabe como ela pode ajudar a aumentar a produtividade no ambiente de trabalho?
Um estudo feito com 200 pessoas na Universidade de Bristol, no Reino Unido, comparou o rendimento delas em um dia com exercício físico e outro sem. Nos dias em que os colaboradores se exercitaram os resultados foram:
– 21% maior poder de concentração;
– 41% mostraram maior motivação para trabalhar;
– 25% terminaram o trabalho antes do tempo.
Os lucros nos benefícios da atividade física
Sim, o sedentarismo não custa somente para a nossa saúde, mas também para o bolso. A Revista científica The Lancet apontou que a falta de exercícios físicos pode custar para a economia global 220 bilhões de reais todos os anos, número que alcança os danos do tabagismo para saúde no passado.
Outro estudo realizado em 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) calculou que a cada 1 dólar investido em prevenção do sedentarismo, obtém-se um retorno de 4 dólares para a empresa.
Já a empresa Decathlon notou que a sinistralidade média no plano de saúde é 30% menor entre os funcionários que adotaram uma vida mais ativa em relação aos colaboradores que não se exercitam. Isso porque a atividade física proporciona vários benefícios que potencializam a rotina de trabalho, vamos conferir quais são eles?
Benefícios da atividade física para colaboradores e empresa
– Colaboradores mais autoconfiantes, positivos, concentrados, criativos e engajados;
– Maior desempenho da equipe;
– Relacionamentos mais fortes entre os times;
– Força de trabalho energizada;
– Com o trabalhador motivado, o lucro é maior, pois as pessoas ficam mais motivadas e competitivas;
– Forma de atrair e reter talentos;
– Mais inteligência
– Menor índice de falta por motivos de saúde;
– Rotatividade de funcionários reduzida;
– Menos estresse, ansiedade, depressão no time.
Pode acreditar: todos esses benefícios são reais! Vamos entender a relação entre eles e a atividade física?
Os efeitos da atividade física no corpo e na produtividade
Quando se inicia uma atividade física o cérebro entende que está passando por um momento de perigo. Assim, a pressão cardíaca aumenta, fazendo o cérebro liberar uma proteína chamada BDNF (Brain-Derived Neurotrophic Factor) para promover a proteção naquele momento. Esta proteína BDNF possui um elemento que repara os neurônios e memória. Além disso, são liberados diversos neurotransmissores como:
– Noradrenalina: que regula as atividades como o sono e as emoções, além de proporcionar em grandes quantidades sensação de bem-estar.
– Endorfina: ajuda no combate à depressão e ansiedade, aumenta a resistência física e mental, além de ajudar na concentração.
– Dopamina: promove foco, produtividade, desempenho, além de ser uma das maiores fontes de motivação.
Agora que você já sabe a importância da atividade física para seus colaboradores e para o crescimento da sua empresa, que tal investir em um plano que cabe no seu bolso e ainda promove uma saúde ativa para seus colaboradores?
Entre em contato com o Studio Mormaii mais perto de você e conheça os planos exclusivos que preparamos para sua empresa.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.
Facebook: www.facebook.com/StudioIntegradoMormaiiFitness
Instagram: www.instagram.com/studiomormaiifitness