Diferenciando-se dos demais países em relação a sua distribuição da população e dimensão territorial, o mercado fitness brasileiro leva como consequência esses fatores, além de questões socioeconômicas que podem influenciar onde estão situados os centros de atividades, sua concentração a até os maiores consumidores deste setor. Segundo os dados mais recentes, o público de academias no Brasil mudou.
Para contribuir com o crescimento e o desenvolvimento do mercado, a Fitness Brasil em parceria a EY – uma das mais respeitadas empresas de consultoria e auditoria do mundo – e a Armatore – especialista em pesquisa e ciência de dados para o negócio do esporte – executou o Panorama Setorial Fitness Brasil.
Isto nada mais é do que o compilado de um relatório baseado em uma pesquisa, que foi realizada virtualmente – com 4.465 respondentes, distribuídos em 26 Estados e no Distrito Federal, em 454 municípios ao redor do Brasil. E para complementar, também houveram outras fontes, como IBGE e conversas dirigidas com especialistas.
Com o intuito de fornecer uma estrutura para a tomada de decisões e para traçar planos e perspectivas para o mercado, confira neste artigo os dados do Panorama Setorial Fitness Brasil e veja se o público de academias mudou. Continue lendo!
O que nos mostra as primeiras análises?
Por causa da pandemia da Covid-19, os centros de atividades físicas – studio, academias, etc – tiveram suas atividades suspensas durante muitos meses, e retornando aos poucos com suas capacidades reduzidas devido ao distanciamento social. Isso acabou dificultando para que pudessem buscar novas receitas ou atrair novos alunos da forma tradicional com o que realizavam.
Sendo assim, o Panorama Setorial Fitness apresentou ao longo do relatório um significativo resumo sobre os principais tópicos e termos abordados, assim como um panorama do mercado de centros de atividades físicas, dos consumidores e tendências.
Com mais de 36 mil centros de atividades físicas distribuídos em 3.301 municípios, os entrevistados nestes locais possuíam perfis variados. Dos dados em destaques, evidenciamos aqui que 32% dos respondentes estavam na faixa etária entre 35 a 44 anos, e 40% do total de entrevistados responderam que preferem praticar atividade física ao ar livre. 26% disseram que caminhada e/ou corrida é a sua atividade física mais praticada.
Sobre a indústria fitness
Centros de atividades físicas, fornecedores, conselhos federais e estaduais, associações, governo, instituições financeiras, patrocinadores, profissionais de educação física e consumidores, todos esses setores conectam e formam o mercado fitness brasileiro.
Assim como as diferentes modalidades esportivas existentes no Brasil e no mundo, os centros de atividades físicas também possuem diferentes segmentos, como a Academia Multisserviço – local que possui várias modalidades de atividades físicas, musculação, equipamentos cardiovasculares, atividades aquáticas, Pilates, aulas coletivas e etc. – a Escola de Esporte – um local que oferece atividades esportivas como futebol, lutas, natação, tênis, esportes de areia, dança, ginástica artística etc. – ou até um Hotel, Resort e/ou Spa – locais que se encontram localizados nas suas dependências. Dentre outros segmentos.
Por sua vez, os consumidores além da prática de atividades físicas em diferentes centros, consomem diversos outros produtos gerados por esta indústria, como os produtos comercializados pelos patrocinadores do centro de atividades que frequentam, ou até a compra de um equipamento para treinar em casa, completando assim o ciclo da cadeia produtiva da indústria de fitness e bem estar.
Quais são as tendências para o mercado fitness?
Como falado anteriormente, a recente pandemia em 2020 acabou paralisando o mundo todo, além de trazer mudanças e adaptações no dia a dia de todos, incluindo o aspecto de realização de atividades físicas. Ao mesmo tempo que os centros fitness se encontravam com desafios enormes para atividades presenciais e de baixo contato, muitas academias e demais segmentos precisaram se adaptar para uma forte demanda da população no quesito de se exercitar mesmo em quarentena.
Assim, observaram-se novas tendências e oportunidades com correlação às diversas variáveis criadas devido à situação pandêmica e, consequentemente, de saúde e bem-estar que acabamos enfrentando. Dito isto, vamos te mostrar rapidamente as duas principais tendências para os centros de atividades físicas atualmente, extraídas da pesquisa do Panorama Setorial Fitness Brasil.
1) Saúde e Entretenimento
Alguns fornecedores e segmentos no omercado fitness entendem que os serviços híbridos não se limitaram exclusivamente entre presencial e digital. Para eles, está sendo incluído mais uma variável a essa relação: o entretenimento. Serviços presenciais, digitais e que gerem entretenimento.
Depois de ter enfrentado um longo período de isolamento social, os consumidores estão passando a enxergar as atividades físicas como algo além da estética, é um ponto que pode agregar no seu bem-estar social e de saúde. Agora o importante é incluir práticas e situações relacionadas à saúde que gerem entretenimento ao consumidor do mercado.
2) Individualização nos atendimentos
O atendimento é um fator primordial para auxiliar em toda a jornada do consumidor dentro de um centro de atividades físicas. Entretanto, quando se trata de personalizar o atendimento, existem pontos que devem ser levados em consideração, como a individualização.
A individualização nos atendimentos inicia antes mesmo de que o aluno negocie algum plano, ou seja, vai além da interação durante a prática de exercício físico. É sobre criar um ambiente inclusivo para quem for necessário, sem discriminação ou seleção de quais pessoas serão atendidos de maneira prioritária. O centro de atividade física, os equipamentos e bens materiais ainda são importantes, mas o indivíduo é o centro de tudo dentro desse ambiente e mercado de academias.
O público de academias mudou no Brasil!
Com o Panorama Setorial Fitness Brasil, pode-se traçar uma amostra dos consumidores e não consumidores brasileiros da indústria fitness. O público de academias mudou no mundo, e pelos dados atuais, o Brasil não ficou de fora. Observa-se também as tendências e principais fatores que influenciam nas tomadas de decisão do consumidor, sejam elas pelos resultados que irá obter com a prática de atividades físicas.
Esperamos que com esse primeiro relatório sobre o Panorama Setorial Fitness Brasil, você que está inserido na indústria de centros de atividades físicas, possa traçar individualmente objetivos, planos e metas para aperfeiçoar o seu atendimento ao consumidor, atrair os não consumidores e estabelecer melhores relações com os principais envolvidos da Cadeia Produtiva.
Agora que você já sabe os dados do Panorama Setorial Fitness Brasil, já pode ficar de olho no quanto a indústria fitness e o público de academias mudou. E aproveite e confira nossas outras matérias no blog! E não deixe de nos acompanhar no Instagram. Até a próxima leitura.