Como abrir uma franquia: spoilers e alertas para garantir um início de sucesso

Ao decidir investir, uma das questões mais pertinentes está relacionada a como abrir uma franquia de sucesso. De imediato, já é possível dizer que para quem sonha em ter seu próprio negócio e busca sua inserção no mercado investindo seu capital para alcançar autonomia financeira e rentabilidade, abrir uma franquia pode ser o caminho ideal.

Um dos primeiros passos como investidor, é fazer uma análise do seu próprio perfil. Essa análise vai possibilitar o mapeamento das opções que existem no mercado, verificar segmentos e suas características, além de comparar com seus objetivos.

Tudo deve ser levado em consideração, assim você garante que cada detalhe esteja alinhado com seus objetivos. Além desses fatores, existem outros passos importantes que você vai precisar percorrer para ter uma franquia de sucesso.

Confira se a franquia já possui uma unidade em operação

Esse é mais um ponto que você precisa levar em consideração. Antes de decidir, verifique se já houve por parte da franqueadora o teste do negócio em uma unidade-piloto. Ou seja, se a padronização e metodologia estabelecida possuem qualidade e se estão consolidadas na rede de franquias. 

Ao investir no franchising, uma das principais vantagens é que você adquire uma marca que já é reconhecida e na maioria dos casos, consagrada no mercado. Por isso, a importância do fato de a marca já ter um ou mais modelos em operação. 

O empreendedor, ao comprar uma franquia, adquire o direito de uso da marca e deve adotar o modelo de negócio conforme estabelecido pela franqueadora com seus procedimentos e métodos e essa, em contrapartida, dará o suporte.

Isso garante uma vantagem competitiva e proporciona mais segurança em relação ao investimento que foi feito. Realidade bem diferente de quem abre um negócio próprio e vai começar do zero tendo que desbravar e encarar os desafios que o mercado detém na busca de posicionamento entre os demais concorrentes e aceitação do público.

Quando você possui uma marca que ainda não possui notoriedade e alcance, é preciso um esforço maior de marketing para divulgá-la e se aproximar do público-alvo, enquanto as já consolidadas têm uma reputação e presença na mente do público-alvo.

Faça conexões com outros franqueados

Possivelmente, a franquia que você escolher irá disponibilizar a possibilidade de você conversar com outros franqueados da marca. Caso não disponibilize, procure você mesmo entrar em contato a fim de entender como ocorreu o processo com ele. 

É muito pertinente, que durante essa troca, você possa entender os pontos desafiantes para que na sua operação isso já esteja mapeado, mas também os positivos. Independente dos fatores, a partir dessa conexão com franqueados e até ex-franqueados, você poderá usar os desafios e pontos fortes como vantagem na sua operação.

Ao abrir uma franquia, não cometa erros já mapeados

Use sempre as pesquisas e os cases de mercado já existentes para não cometer erros já mapeados. Em alguns casos, é comum fazer algumas escolhas que podem impactar diretamente na sustentabilidade do negócio.

O fato de desconhecer o modelo de franchising, por exemplo, é um dos erros mais comuns. No Brasil, o mercado de franquias é regulado pela LEI Nº 13.966 – conhecida por Lei de Franquias. A partir dela, o franqueador é obrigado a fornecer todas as informações sobre o negócio aos investidores interessados.

Desconhecer o funcionamento da franquia escolhida, é outro fator de erro. Operar uma franquia é tão trabalhoso, como quem opta por atividades de marca própria. A diferença, é que no franchising, você pula algumas etapas Isso não quer dizer que o cotidiano do empreendedor não continue sendo trabalhoso.

Por fim, não se engane com projeções financeiras incorretas. É muito importante que o empreendedor, pesquise os verdadeiros custos de abrir uma franquia e de operá-la durante algum tempo sem ter faturamento. Faça um levantamento específico para o seu business, contendo os custos para iniciar a operação e o faturamento médio, levando em consideração a sua cidade e região.

Antes de abrir, faça um levantamento de demanda de mercado

Em seguida, faça uma pesquisa, para analisar a demanda do mercado na região onde você pretende atuar e verifique quão promissor pode ser esse investimento. 

Uma franquia pode ser um excelente negócio em uma cidade e um péssimo em outra. Isso porque as características culturais podem variar de região para região, afetando o interesse do público sobre determinado segmento.

Inicie as tratativas e negociações para abrir a franquia

Após averiguar todos os critérios e decidir qual será seu foco, é preciso iniciar a ação. Ao escolher a rede que deseja atuar, você deve entrar em contato com a franqueadora, seja por meio do seu site oficial ou em um portal de franquias

Dando início as tratativas para a negociação, será feito o processo de seleção, avaliação do seu perfil pela franqueadora e a elaboração da Circular Oferta de Franquia (COF). Esse documento irá especificar todas as responsabilidades do franqueado e também, os deveres da franqueadora. 

Saiba que para assumir o papel de franqueador, é necessário cumprir as exigências legais e as obrigações necessárias. A legislação determina que a franqueadora entregue os balanços dos últimos exercícios juntamente com outros documentos. Assim, o empreendedor que demonstra interesse em investir, poderá saber se a rede de franquias atende às suas expectativas em relação aos lucros a serem obtidos.

Após isto, basta a assinatura do contrato de franquia e o negócio estará fechado.

Conte com a ajuda de especialistas

Com o crescimento do segmento, o mercado de profissionais na área também se especializou. Durante o processo de análise do modelo de franquia, é importante escolher um especialista para contribuir com o bom andamento do projeto e para solucionar dúvidas.

Ao ingressar no mercado de franquias, é preciso estar preparado para não desperdiçar recursos e também pagar todas as taxas obrigatórias. Em alguns casos, é comum o interessado deixar passar alguma cláusula e só perceber depois, quando não há mais volta.

Mercado fitness: um segmento de sucesso

Como abrir uma franquia

Depois dessas informações, se você quer entrar em um dos segmentos que encontra-se em ascensão, com uma marca que garante diferencial e um amplo público, precisa conhecer a Mormaii Fitness e seu público. 

Essa parcela do mercado vive um bom momento para investimentos e expansões no país, principalmente por quem busca uma das melhores opções de investimento em franquias de academia.

Nosso país conta com cerca de 33 mil academias, de acordo com a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), ocupando em ranking mundial a posição de segundo maior mercado de academias, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos. 

A Mormaii é uma empresa brasileira com 45 anos de excelência, reconhecida não só pela experiência, mas também pela premissa de proporcionar, através da tecnologia e do conhecimento, qualidade de vida ao seu público. 

Todos esses fatores também são acompanhados e fazem parte do modo de ser e existir da Mormaii Fitness e do seu modelo de franquia, por meio do Studio Integrado Mormaii Fitness. Atualmente, a marca conta com mais de 50 unidades espalhadas em todo território nacional e em ampla expansão.

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