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Incrível, mas a discussão a respeito das gorduras boas serem positivas ou negativas para o nosso organismo nunca sai de moda, não é mesmo? Inclusive, esses alimentos costumam ser associados às doenças gástricas e cardíacas, além de receberem a culpa pelos quilinhos a mais, sendo frequentemente considerados os vilões das dietas. 

Entretanto, o que muitas pessoas desconhecem ou ignoram é que as gorduras boas têm um importante papel na pirâmide nutricional e são imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo de modo geral. Pensando em auxiliar você a obter os melhores resultados em seus treinos com a ajuda de uma alimentação equilibrada, criamos esse conteúdo para esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre as gorduras boas e qual a melhor maneira de consumi-las. Vamos lá?

Nem toda a gordura é prejudicial à saúde (VERDADE)

O pensamento de que a gordura faz mal para a saúde foi muito disseminado nas últimas décadas, mas já se provou que isso está errado. As gorduras consideradas ruins são as hidrogenadas, trans e industrializadas, encontradas especialmente em alimentos de pacote ou óleos vegetais refinados. 

Já as gorduras boas, ou seja, naturais, de alimentos como azeite, abacate, castanhas, coco, sementes, carnes, peixes, ovos e queijos, desde que consumidas com bom senso, são benéficas e fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Isso porque a gordura tem um papel fundamental no transporte de hormônios, no revestimento de células, na saúde dos neurônios e na saúde hormonal. Além disso, as gorduras boas trazem muita saciedade, sem causar impacto nos níveis de insulina, o principal hormônio ligado ao ganho de peso. Sendo assim, o consumo delas é extremamente útil também num processo de emagrecimento saudável.

Oleaginosas são fonte de gordura? (VERDADE)

Castanha-do-pará, castanha de caju, nozes e outras oleaginosas contam com uma boa quantidade de gorduras insaturadas. Outros alimentos que entram nessa categoria são: frutas, como o abacate, ovos, peixes, como atum e salmão, e claro, os grãos.

Ao comer gorduras você engorda? (MITO)

Assim como ao comer alface não ficamos verdes, ao comer gordura, não engordarmos. O ganho de peso corporal é um processo complexo que envolve uma série de fatores. Mas o consumo de carboidratos refinados certamente está muito mais ligado ao ganho de peso do que o consumo de gorduras boas, claro que dentro de um equilíbrio.

Chocolate contém gorduras boas? (VERDADE)

O chocolate amargo é fonte de gorduras boas, isso se dá por sua composição rica em cacau, sendo assim é um alimento importante na dieta nutricional. Portanto, se o chocolate não tiver gorduras trans e aditivos alimentares, ele pode sim ser uma opção saudável para fazer parte da dieta. E, obviamente, esse consumo deve acontecer sem excessos.

Gorduras boas podem ser consumidas à vontade então? (MITO)

Claro que não! Perder o medo de comer gorduras boas não significa consumi-las à vontade. 

A ingestão de gorduras boas aumenta a energia? (VERDADE)

Sim, a gordura é também uma excelente fonte de energia para o corpo. E o melhor de tudo: uma energia de qualidade e estável.

Onde encontrar as gorduras boas?

Em alimentos simples e fáceis de achar, preferencialmente sem nenhuma intervenção industrial. Quanto mais natural, melhor. Alguns desses alimentos ricos em gorduras boas e deliciosos são:

  • Abacate;
  • Oleaginosas como amêndoas, castanha de caju, castanha do pará e nozes;
  • Linhaça (de preferência em farinha para o organismo absorver melhor);
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Azeitonas;
  • Chocolate amargo (com 70% ou mais de cacau);
  • Sementes de girassol;
  • Peixes como salmão, atum, truta e sardinha.

Gostou de ficar por dentro dos mitos e verdades sobre as gorduras boas? É muito fácil incluí-las em seu cardápio, seja por meio de receitas ou apenas acrescentando gradativamente esses alimentos no seu dia a dia. Experimente e sinta os benefícios!

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