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Transtorno mental é assunto sério, para o qual não podemos fechar os olhos e simplesmente negligenciar. Entre tantos meios importantes de tratamento, hoje vamos mostrar para você o quanto as práticas esportivas podem promover resultados positivos e salvar vidas. Confira!

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam, consistentemente, que quase 5 milhões de mortes ao redor do globo terrestre poderiam ser evitadas, se a população se movimentasse mais. Uma caminhada diária de cerca de 30 minutos já seria suficiente para melhorar muito a qualidade de vida e, consequentemente, o relacionamento que as pessoas estabelecem consigo mesmas.

Manter uma rotina ativa eleva a autoestima, reforça a autoconfiança e previne uma série de comorbidades. Exercício e saúde estão diretamente ligados.

Antes de efetivamente começarmos o nosso conteúdo, temos uma pergunta: você sabe identificar a relação entre exercício físico e saúde mental? Conhece os riscos que corre ao não atrelá-lo ao seu dia a dia?

Pois é!  Precisamos falar sobre esse assunto seríssimo, e estabelecer uma reflexão que mostra-se cada vez mais urgente. Pronto para descobrir quais os benefícios da atividade física para a saúde mental? Basta rolar para baixo e continuar a leitura.

Aliando atividade física e saúde mental para evitar a depressão

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Um estudo publicado pela revista The American Journal of Psychiatry, realizado por pesquisadores da UFRGS, da Universidade La Salle, da UERJ, da UFRJ e de outras sete universidades estrangeiras, avaliou a relação entre a prática de exercício físico e a incidência de depressão. Os resultados mostraram que, independentemente da idade ou localização geográfica, ela funciona como prevenção à mazela.


VEJA A EXPLICAÇÃO:

Quando você se exercita, a regeneração neuronal – correspondente à restauração de tecidos nervosos e células – acelera ajudando na prevenção, já que essa atividade é reduzida em pessoas com transtornos mentais.


Além disso, a longo prazo, aqueles que desenvolvem depressão têm partes do cérebro atrofiadas, como o hipocampo e o córtex pré-frontal. Entre os benefícios do exercício físico para a saúde, está a baixa probabilidade dessa situação realmente ocorrer.


No mesmo estudo, não houve confirmação acerca de quantos minutos são necessários para os exercícios físicos causarem efeitos na saúde mental.


Porém, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para os tempos necessários para se exercitar, fazer (por semana) 150 minutos de atividade moderada reduz em 32% as chances de desenvolvimento de depressão. Por dia, isso significa pouco mais de 21 minutos de caminhada.

OUÇA O CONSELHO DE QUEM ENTENDE!


Que tal começar a realizar atividades ao ar livre? Vá aos poucos! Ao promover essa mudança em seu estilo de vida, você logo descobrirá o quão maravilhoso é resgatar a sensação de bem-estar.

Benefícios da atividade física em pessoas com transtornos mentais relacionados à ansiedade

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Quando você se exercita, seu corpo libera vários neurotransmissores. Entre eles a endorfina, que é eficaz contra a ansiedade e oferece vários benefícios. Entre eles:

Para ter melhores resultados, tente prestar atenção em seus movimentos no momento em que estiver se exercitando. Avalie o ritmo da sua respiração e de seus passos, por exemplo. 

Assim, além de melhorar seu condicionamento físico, você também foca na consciência corporal e bloqueia seu cérebro de pensar em preocupações que causam ansiedade.  

Atividade física e saúde mental juntos no combate ao estresse

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Você já notou como seu corpo fica quando está sob estresse? O desconforto e todos os sintomas físicos provocados, criam um círculo vicioso cheio de efeitos colaterais para sua mente e corpo.

Para eliminar este ciclo de seu dia a dia, exercitar-se é um dos hábitos mais saudáveis e eficazes que você poderia colocar em prática, por quê:

  • Durante as atividades físicas, seu organismo libera as catecolaminas, responsáveis por reduzir dor e promover bem-estar;
  • Movimentar-se é um convite ao relaxamento dos músculos, deixando o corpo menos tenso;
  • Seu cérebro aprende sobre resiliência e autocontrole.

QUANDO O ESTRESSE CHEGA, É ISTO O QUE ACONTECE DENTRO DE VOCÊ:

No início do estresse, a adrenalina aumenta a produção de cortisol – um hormônio que controla nosso biorritmo, reduz nossas inflamações e impulsiona nossa imunidade.

Com a permanência desse estímulo, a própria glândula se dessensibiliza e a produção de cortisol começa a diminuir. Consequentemente, o corpo entende que não pode mais descansar. Para ele, o cortisol baixo é como se não houvesse mais diferença entre dia e noite, e o estado de alerta fosse constante. 

6 dicas para relaxar a mente

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Sabendo que os exercícios físicos ajudam e muitos no combate aos transtornos mentais, preparamos algumas dicas. Coloque-as em prática quando precisar dar um up no seu bem-estar. 

Ah, e você pode fazê-las em qualquer lugar, ok!?

#1 PROCURE UM EXERCÍCIO QIE GOSTE

Caminhada, esporte, dança, não importa! O segredo da saúde mental e corporal é testar até encontrar a atividade com a qual você mais se identifica.

#2 ATIVE O SENTIDO DA AUDIÇÃO

Pegue o fone de ouvido, ou ligue o som na sua casa! Separe um álbum no Spotify com suas músicas favoritas ou dê o play naquele podcast que você quer tanto ouvir e nunca tem tempo.

#3 APRENDA A RESPIRAR CORRETAMENTE

É claro que a respiração é uma atividade natural. No entanto, durante um exercício físico você pode perder o controle e desencadear ainda mais a sua ansiedade. Prestar atenção aos movimentos e assumir seus comandos melhora o oxigênio enviado às células e aos tecidos do organismo, além de acabar com as toxinas. 

#4 CONHEÇA OS CICLOS DA ATIVIDADE FÍSICA

Peça a ajuda de profissionais para lhe orientar. No Studio Mormaii, por exemplo, você encontra professores especialistas que conduzem o seu treinamento, com foco em seus objetivos, mas sempre de olho em seus movimentos.

#5 ALONGUE-SE AO ACORDAR

O próprio ato de “espreguiçar-se” já é um alongamento poderoso. Todavia, dedique um tempinho para esticar todos os membros do seu corpo. Ah, e não esqueça que o alongamento é primordial antes e depois de quaisquer atividades físicas.

#6 NÃO ESQUEÇA QUE DESCANSAR TAMBÉM É ESSENCIAL

Dormir bem e separar algumas horas do dia para relaxar é também fundamental, sendo também parte da rotina de quem deseja obter os benefícios da atividade física para a saúde mental. Lembre-se que mesmo parado, o seu organismo continua ativo!

Uma campanha necessária durante o ano inteiro

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Setembro Amarelo” é uma ação nacional, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Durante o nono mês do ano, é realizada uma campanha cujo objetivo é a conscientização e prevenção ao suicídio.

No entanto, precisamos nos lembrar que os transtornos mentais acontecem o ano todo com qualquer pessoa. Não é frescura, muito menos drama. 

Depressão, ansiedade e estresse são fortes gatilhos. Os sinais são perceptíveis e o pedido de socorro de seus familiares, amigos e conhecidos sempre acontece. A dor psíquica é real e devastadora e só o apoio, a compreensão e a quebra de tabus conseguem reverter esse quadro e salvar uma vida.

Se você está passando por um momento difícil, procure um profissional de saúde mental ou entre em contato com o Centro de Valorização (CVV). Ligue 188!

Vamos ser amarelos o ano todo? 

A relação entre saúde mental e prática esportiva é, verdadeiramente, um ponto de luz na escuridão. Aceite nosso convite e comece a se movimentar hoje mesmo!

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