Tempo de leitura: < 1 minuto

A respiração é a essência do movimento. Através de uma respiração adequada e eficiente temos inúmeros benefícios para o corpo humano, como o alívio de tensão, o aumento da capacidade pulmonar e o fortalecimento de todos os músculos que participam da respiração.
No livro “Consciência pelo movimento”, o autor Moshe Feldenkrais relaciona que a melhora do padrão de respiração influencia a personalidade das pessoas. Ela é influenciada quando hesitamos, quando ficamos interessados, espantados, com medo, dubitativos ou felizes. Por isso nosso humor também será afetado se não tivermos uma respiração profunda no nosso dia a dia.
Absorver mais oxigênio significa maior vitalidade. Respirar é um ato semivoluntário, as pressões do dia geralmente encurtam nossa respiração tornando ela cada vez mais superficial e dificultando o fluxo de oxigênio e os benefícios que ela pode nos trazer.
Durante o treinamento devemos usar a respiração para auxiliar nos movimentos, quando é feito um trabalho de alongamento ou estabilidade respirar de forma lenta e profunda, procurando utilizar a expansão da caixa torácica para deixar o ar entrar e a ação dos músculos abdominais para deixar o ar sair.
Nos exercícios de força é comum utilizarmos uma respiração mais superficial, com um ciclo de respiração a cada repetição para acompanhar o movimento.
Reserve 1 minuto do seu dia para respirar de forma profunda e consciente e sinta os benefícios que isso irá trazer para o resto do seu dia.

Renata e Alessandra Gailey
Treinadoras Master do Método Integrado Mormaii Fitness

Compartilhe

Comentários