Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de franquias em 2022 deve refletir o momento atual de retomada econômica. Não será um ano fácil para qualquer negócio, porém, os números divulgados pelas principais instituições que representam as franquias são bastante animadores.

Dados de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, mostraram que o desempenho das franquias em 2021 foi positivo.

No terceiro trimestre de 2021, o setor de franquias bateu o faturamento de R$ 47,3 bilhões. Isso representa um aumento de 0,4% em relação ao faturamento do último trimestre de 2019, considerado o período anterior à crise trazida pela pandemia. No período, o setor bateu R$ 47,2 bilhões de faturamento.

Enquanto isso, o último trimestre do ano de 2020 fechou com R$ 43,9 bilhões, uma queda bastante significativa. Em números gerais, considerando o ano todo, o faturamento passou de R$ 168,1 bilhões em 2020 para R$ 182,3 bilhões em 2021. Um crescimento de 8,4% no faturamento em relação a 2020.

Mas, a realidade é que esses números parecem ter ficado no passado. O modelo de franquias, que aproveita uma marca, estrutura e método de trabalho para um novo empreendimento, conta com tendência ascendente para o ano de 2022.

Vamos falar das principais características de crescimento e o que o futuro franqueado deve ficar de olho antes de dar o primeiro passo para lucrar muito em 2022.

Quais áreas de franquias que mais crescem?

O avanço da vacinação marcou o ano de 2021. Com a população sentindo-se mais segura para retomar suas atividades e o consumo, isso refletiu também na movimentação de franquias.

Setores bastante afetados pelas restrições da pandemia, como hotelaria, turismo e alimentação, já retomaram as suas atividades, atendendo às adaptações necessárias para que sigam operando.

Obrigatoriedade de máscaras, pedido de comprovante vacinal, adequação do espaço para o distanciamento entre clientes e álcool em gel acessível a todo momento são algumas das mudanças que ocorreram nessas empresas.

Entre os setores de franquias que mais faturaram do segundo trimestre de 2020 ao segundo trimestre de 2021, podemos destacar:

  • Alimentação – Foodservice
  • Alimentação – Comércio e Distribuição
  • Casa e Construção
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos
  • Entretenimento e Lazer
  • Saúde, Beleza e Bem-estar
  • Serviços Educacionais

Tendências de crescimento para franquias

Além dos segmentos de destaque, é importante prestar atenção nas mudanças e adaptações que os mercados de franquias passam. Não apenas com relação às restrições da pandemia, mas, também, sobre as mudanças de comportamento mais gerais das pessoas diante dessas medidas.

Crescimento em cidades de interior

De acordo com a ABF, entre as 11 cidades que mais avançaram no Franchising, apenas 4 não estavam no interior. Isso mostra que existe um movimento de interiorização do mercado e de busca por competitividade.

Em uma cidade pequena, além da concorrência menor, os custos acabam sendo mais baixos para a implantação de franquias. Como por exemplo: aluguel, mão de obra e marketing.

Tudo isso, aliado à credibilidade das marcas franqueadas, faz que esses empreendimentos tenham grandes chances de prosperar em municípios com menos de 100 mil habitantes.

O novo consumidor

Com o mundo cada dia mais acelerado, o consumidor procura praticidade, agilidade e segurança em suas compras. Ele usa a internet para pesquisar sobre tendências, produtos e serviços, mas também considera a experiência presencial muito importante.

Isso impacta na sua jornada de compra. Seja na loja física ou digital, é preciso corresponder às necessidades e aos desejos dos clientes e compreender que ele fará o que é mais confortável para ele.

Existem mudanças que vieram para ficar, como o delivery de comida. Mas, tendências como a redução do uso de plásticos e a abolição da crueldade animal também trazem seus impactos. É preciso ficar de olho nas ameaças e oportunidades.

Tecnologia a favor dos negócios

A tecnologia chegou para facilitar a vida dos franqueadores e de seus clientes. 

Automatização e otimização de processos são importantes pilares de qualquer empresa que queira se destacar e ficar um passo à frente da concorrência. Tanto para se relacionar com seus clientes quanto para manter-se em dia com seus franqueadores.

Leia também: 5 motivos para escolher uma franquia em vez de começar um negócio do zero

Vale a pena investir numa franquia de saúde e bem-estar em 2022?

Essa área foi uma das que se sobressaiu em relação a muitas outras no mercado de franquias. Ela acumulou um crescimento de 6,9% de unidades franqueadas no mesmo período, um dos mais expressivos.

Esses números podem refletir a consciência aflorada sobre os cuidados com a saúde durante o período da pandemia. Afinal, manter hábitos saudáveis reduz as chances de hospitalização por qualquer doença.

A consciência aflorada sobre os cuidados com a saúde durante o período da pandemia foi um catalisador para movimentar mesmo pessoas que nunca tinham procurado por exercícios físicos, orientação profissional e suplementação a, enfim, se inclinar a tais cuidados.

As franquias do Studio Mormaii se encaixam como uma excelente opção para quem quer iniciar um empreendimento com metodologia própria e exclusiva de treinamento, marca consagrada, credibilidade e rentabilidade acima da média do mercado. Clique aqui para saber mais!

Compartilhe

Comentários