Método Five: entenda a causa da sua dor para aprender a tratá-la

abril / 2019 Destaque

Provavelmente você já ouviu falar em inúmeras terapias alternativas que tratam as dores nas articulações: acupuntura, RPG, pilates, massagens, meditação. Mas será que elas realmente eliminam as dores ou apenas aliviam? Por que, depois de um tempo de ter realizado as sessões, as dores voltam? É possível fazer com que sumam definitivamente?

Todas essas indagações podem se resumir em uma única frase: é preciso conhecer a lógica da dor para saber tratá-la. Pensando nesse problema que atinge milhares de pessoas, o Studio Integrado Mormaii Fitness trouxe ao Brasil o inovador método Five Konzept. Neste post, nosso treinador master e fisioterapeuta Thiago Abrahim desmistifica o tratamento das dores nas articulações a partir desse novo conceito alemão. Acompanhe com a gente!

O caminho da dor é tensional

De acordo com Thiago Abrahim, a principal tensão e encurtamento que existe no corpo do homem moderno deve-se ao fato de estar sentado por um bom tempo. E isso faz todo o sentido! Se pensarmos no homem primitivo, ou ele era um caçador ou um coletor. Ele trabalhava com o corpo e sempre estava em movimento.

Agora, o homem trabalha mais com a cabeça e foi criando ferramentas que fizeram diminuir seu movimento corporal. Ao trabalhar sentado, principalmente em frente ao computador, ou para dirigir e para comer, ele acaba causando danos estruturais e tensionais ao seu corpo, pois passa horas na mesma posição.

Confira essa situação na imagem abaixo:

A corda estoura para o lado mais fraco

O motor do corpo localiza-se na frente, onde estão os músculos mais fortes: reto abdominal, quadríceps, iliopsoas, o diafragma, o peitoral. Se eles ficarem muito tempo na mesma posição ou em postura incorreta (como demonstra a foto acima), eles viram um nó, criando as tensões.

Por outro lado, atrás do corpo estão os músculos menores, que são os paravertebrais, quadrado lombar, o glúteo médio. Então nesse cabo de guerra, as costas sempre vão perder, e é por isso que ela dói, porque existe tensão na região frontal.

“Muita gente sente fraqueza, mas o caminho da dor não é a fraqueza. É a tensão. Por que a pessoa sente fraqueza nos músculos? Porque o tenso, simplesmente, é fraco. Por exemplo, se você começa a fazer qualquer atividade com músculos tensos, eles vão cansar muito mais rápido”, complementa Thiago.

Observe ainda na imagem acima que o tratamento adequado para aliviar essas tensões é através de alongamentos inteligentes, como o método Five.

Mas, Five não é só alongamento!

Five também é fortalecimento dos músculos alongados! Se pensarmos num treinamento convencional, ele só vai trabalhar o fortalecimento encurtando os músculos. O five fortalece abrindo os músculos e os alongando. E é por isso que ele normaliza essas tensões.

Segundo Thiago, five age em cima das tensões e dos encurtamentos, melhorando a correlação muscular. Então, quando um contrai, seu músculo antagonista consegue relaxar, fazendo com que a articulação se movimente melhor, mais fluida e no seu eixo.

“Outro fato interessante: o five não busca isolar o problema. Se, por exemplo, a dor for só no ombro, não se deve mexer só no ombro. O correto é tratar todo o sistema do corpo e não isolar o problema”, completa.

Então, a gente pensa tanto em fortalecer os músculos e realmente precisamos fortalecer. Mas, fica a pergunta: dá para fortalecer o tenso?

Não dá para fortalecer o tenso porque ele já é um “cara cansado”. Portanto, a base da aula five é:

  • PRIMEIRO: DISTENSIONAR

  • SEGUNDO: FORTALECER

Aliás, fortalecer de forma segura e sem gerar dores de compensação.

Five é limpeza corporal e não apenas um treino

É uma limpeza das tensões para que as pessoas treinem melhor nas academias, para elas conseguirem ficar sentado mais tempo sem ter incômodo. Ou, se trabalha em pé, vai conseguir ficar mais tempo ereto sem se incomodar. Esse é o seu propósito.

Thiago lembra ainda que a teoria five é medicinal, realizada por médicos na Alemanha e vem do conceito da bio-kinematic, onde trata a teoria da compensação, através de liberações manuais e autoliberações, associados  a exercícios e alongamentos. Ajuda na conscientização do cérebro com o ponto tensionado.

O que é a experiência Five, afinal?

O five melhora a mobilidade. Trabalha a dor através de liberações manuais de pressões, em pontos certos dos músculos, e complementa com exercícios corretos, para conectar todo o sistema do corpo.

Nosso corpo não se move por músculos isolados, nós nos movemos por cadeias musculares. Então tudo está conectado. O treinador do five primeiro vai soltar os principais nós. Tirando os nós e reconectado o corpo de novo, o cérebro recebe a informação que aquele músculo está ruim e melhora através dos exercícios, reintegrando o músculo ao movimento do corpo.

Por exemplo, o sedentário que sai do trabalho e vai para casa assistir TV no sofá, continua em posições unilaterais, ou seja, continua tenso. Além disso, se a pessoa frequenta academia só fortalecendo os músculos tensos, ela continua na unilateralidade também, gerando as mesmas dores compensatórias do sedentário.

O five vai eliminar, justamente, a compensação tanto do sedentário quanto do frequentador de academias, através de um treinamento muito específico, e em contramão a essa unilateralidade. Vai melhorar tensões, encurtamentos e, consequentemente, o tempo de trabalho e as atividades físicas e esportivas da pessoa.

Assim, a lacuna do five dentro do conceito Método Integrado Mormaii é o da mobilidade.

Complemento do Five

O pilates é para uma segunda etapa de tratamento da dor. É um treinamento que ativa músculo, dando estímulo direto para a contração. Só que contrair a barriga de quem está bloqueado não vai gerar a melhora esperada ao corpo. E, lembra o que explicamos acima? Não dá para fortalecer o tenso, senão haverá agravamento da dor.

Assim, o Método Integrado Mormaii abraça três processos importantes: o five, lacuna da mobilidade; pilates, lacuna da estabilidade e o treinamento funcional que também é um aprimoramento da capacidade física.

Agora você já sabe o motivo das suas dores e que existe solução para tratá-las. Fique atento às próximas postagens para saber mais detalhes sobre esse método inovador que vai transformar a sua vida. Até mais!

 

VEJA TAMBÉM

Nova unidade do Studio Mormaii inaugura em Higienópolis!

julho / 2019 Destaque

Ler mais

Qual o tempo necessário de exercícios para ter uma saúde ativa?

julho / 2019 Exercícios

Ler mais

Embarque na campanha #TourAmerica dos Studios Mormaii

junho / 2019 Campanhas

Ler mais