Homens brasileiros vivem menos que os do resto do mundo

novembro / 2019 Exercícios Físicos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou este ano um relatório sobre estatísticas globais e constatou que a expectativa de vida dos homens no mundo é, em média, 4,4 anos menor que a das mulheres. Já o coordenador da Secretaria de Estado de  Saúde Pública de São Paulo (Sespa), Carlos Sales Júnior, afirma que os homens brasileiros vivem ainda menos. Em média, 7,3 anos a menos que as mulheres

Assim, com esses dados preocupantes, vamos entender alguns dos problemas que levam a vida do homem a ser mais curta? 

Mas primeiro, é preciso lembrar que esse mês acontece o Novembro Azul. Movimento que, justamente, tem como objetivo alertar para  prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem o sexo masculino. Por isso, homens, esqueçam os tabus da sociedade e comecem agora mesmo a cuidar da sua saúde lendo este blog post! 

Os problemas da falta de cuidado 

A pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem (2019) relatou que quase 80% dos homens excede-se regularmente em açúcar, sal ou gordura. Você sabe o que isso pode causar?

Insuficiência renal
Hipertensão
Diabetes
Colesterol alta
Gordura no fígado
Pressão alta
Trombose 

Além disso, Fernando Costa, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, alerta que se os homens não se atentarem para a alimentação, tudo conspira para o aumento estimado de 250% no número de mortes por doença cardiovasculares nos próximos 20 anos. Outro dado que a pesquisa traz é que 65% dos homens não praticam o tempo de exercícios físicos que a OMS recomenda. E a falta dessas horas pode causar sério problemas:

Osteoporose
Câncer
Obesidade
Doenças cardíacas
Perda de massa muscular.  

Mas não é só o corpo que merece cuidado, viu? Os dados mais surpreendentes da pesquisa indicam que o grande desafio da rotina dos homens são os problemas psicológicos:

63% do público sofre de ansiedade
23%  do público sofre de depressão
95% dos participantes experimentaram sentimentos negativos nos últimos tempos

Além desses problemas atrapalharem o dia a dia, são a porta para outras doenças como:

Câncer
Doenças autoimunes
Parkinson
Problemas respiratórios
Problemas estomacais e gastrointestinais
Tensão muscular crônica 

E, por fim, o câncer de próstata é o segundo câncer que mais atinge o sexo masculino. No Brasil, ocasiona 1 morte a cada 38 minutos, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer. 

Cuidados para viver mais 

Pequenos cuidados durante o dia a dia podem evitar os problemas que citamos anteriormente, além de fazer um bem danado para a saúde.

Cuidados diários

Consuma menos sal e açúcar: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda por dia 5 gramas de sal e 25 gramas de açúcar. Para te ajudar nesse controle o aplicativo NutraBem é uma ótima opção.
Pratique exercícios: se exercitar é ótimo, tanto para prevenir as doenças físicas, como as mentais, além de serem grandes aliadas para a prevenção do câncer de próstata. E se você ainda não começou a se exercitar por insegurança, vem conferir algumas.
Não esconda suas dores: fazer isso só vai piorar, converse com seus familiares, amigos ou procure atendimento psicológico. E lembre-se,  não é fraqueza precisar de ajuda, sua saúde mental é essencial para viver bem.

Cuidados para manter a saúde em dia:

Toque retal e dosagem de PSA sérico: exame para a prevenção do câncer de próstata. Deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, mas homens com histórico familiar da doença devem procurar um especialista a partir dos 40 anos.
Coleta de colesterol: deve ser realizada no mínimo a partir dos 35 anos de idade. Em caso de doenças cardiovasculares na família ou pertencimento a grupos de risco (obeso, fumante, hipertenso), o exame deverá ser realizado a partir dos 20 anos de idade
-Medida da pressão arterial:  essencial para evitar doenças cardiovasculares. O exame deve ser realizado a partir dos 18 anos e repetido uma vez a cada três ou cinco anos, caso o paciente não pertença aos grupos de risco.

Então, homens, depois de todas essas informações e cuidados, que tal colocar sua saúde em primeiro lugar no seu checklist de prioridades? E, lembrem-se, o cuidado de hoje fará a diferença no amanhã!

Vamos ser azuis o ano todo!
Para saber mais dicas de cuidados, nos acompanhe nas redes sociais: 

Instagram: www.instagram.com/studiomormaiifitness

Facebook: www.facebook.com/StudioIntegradoMormaiiFitness

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Homens brasileiros vivem menos que os do resto do mundo

novembro / 2019 Exercícios Físicos

Ler mais

Câncer de Mama: Exercícios físicos na Prevenção e Tratamento

outubro / 2019 Exercícios Físicos

Ler mais

Saiba como superar a insegurança na hora de se exercitar  

setembro / 2019 Exercícios Físicos

Ler mais