Como os exercícios físicos pode beneficiar a saúde mental? 

setembro / 2019 Exercícios Físicos

Antes de falarmos dos benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental, queremos saber: você conhece o Setembro Amarelo? Em setembro, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo – uma campanha sobre conscientização e prevenção do suicídio.

No entanto, precisamos nos lembrar que os transtornos mentais acontecem o ano todo com qualquer pessoa, não é frescura e nem drama. Quebrar o tabu sobre esses transtornos é salvar vidas! Por isso, vamos falar hoje sobre como as atividades físicas podem contribuir para uma saúde mental melhor. 

INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA DEPRESSÃO

Um estudo* avaliou a relação entre a prática de exercício físico e a incidência de depressão, concluindo que independentemente da idade ou localização geográfica, os exercícios físicos funcionam como prevenção à depressão.

Quando você se exercita, a regeneração neuronal acelera, ajudando na prevenção da depressão, já que a essa atividade de regeneração é reduzida em pessoas com transtornos mentais. Além disso, em longo prazo, pessoas com depressão acabam com partes do cérebro atrofiadas, como o hipocampo e o córtex pré-frontal, e os exercícios físicos também diminuem o risco de isso acontecer.

No mesmo estudo não foi confirmado quantos minutos são necessários para os exercícios físicos fazerem efeito na saúde mental, mas seguindo as diretrizes dos tempos necessários para se exercitar da Organização Mundial da Saúde (OMS), fazer 150 minutos de atividade moderada reduz 32% da probabilidade de desenvolver depressão. 

*Estudo publicado em 2018 na revista The American Journal of Psychiatry, realizado por pesquisadores da UFRGS, da Universidade La Salle, da UERJ, da UFRJ e de outras sete universidades estrangeiras.

INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA ANSIEDADE

Quando você se exercita, seu corpo libera vários neurotransmissoresentre eles a endorfina, que é eficaz contra a ansiedade e oferece vários benefícios:

– Alivia a tensão e o estresse;
– Traz bem-estar, melhora o humor e autoestima;
– Potencializa o sistema imunológico;
– 
Tem efeito antienvelhecimento;
– 
Ajuda a fortalecer músculos;
– 
Regula o intestino;
– 
Baixa o colesterol;
– Auxilia na diminuição de dores crônicas;
– 
Regula o sono;
– 
Estimula a energia e a resistência física e mental.

Para ter melhores resultados tente prestar atenção em seus movimentos no momento que estiver se exercitando, como o ritmo da respiração e de seus passos, por exemplo. Assim, além de melhorar sua condição física, você também foca na consciência corporal e bloqueia seu cérebro de pensar em outras preocupações que causam a ansiedade.  

INFLUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NO ESTRESSE 

Você já notou como seu corpo fica quando está sob estresse? O desconforto e todos os sintomas físicos provocados por ele podem gerar ainda mais estresse, criando um círculo vicioso entre sua mente e corpo. Dessa forma, se exercitar é uma maneira eficaz de quebrar este ciclo. Já que os exercícios físicos proporcionam: 

–  Liberação de catecolaminas, que reduzem a dor causam bem-estar;
– 
Relaxamento dos músculos;
– Alívio da tensão no corpo;
– 
Proporcionam resiliência e autocontrole. 

No início do estresse a adrenalina aumenta a produção de cortisol (um hormônio que controla nosso biorritmo, reduz nossas inflamações e estimula nossa imunidade), e com a permanência desse estímulo a própria glândula se dessensibiliza e a produção de cortisol começa a diminuir. Consequentemente, o corpo entende isso como se não pudesse mais descansar. Para ele, o cortisol baixo é como se não houvesse mais diferença entre dia e noite e o estado de alerta fosse constante. 

DICAS PARA RELAXAR SUA MENTE

Sabendo que os exercícios físicos ajudam e muitos os transtornos mentais, preparamos algumas dicas para fazer quando precisar dar um up no seu bem-estar e que você pode fazer em qualquer lugar!

#1 Procure um exercício que goste – seja caminhada, um esporte ou dança! O segredo é testar até encontrar algo que se identifica.

#2 Não esqueça de colocar sua música favorita no volume máximo.

#3 Aprenda a respirar corretamente.

#4 Conheça os ciclos da atividade física.

#5 Alongue-se ao acordar .

#6 Não esqueça que descansar também é essencial!

Prestar atenção em nossos familiares, amigos ou colegas pode prevenir a interrupção de uma vida. E se você está passando por um momento difícil, procure um profissional de saúde mental ou ligue 188 Centro de Valorização (CVV).

Vamos ser amarelos o ano todo? Saúde mental importa!

Fonte: The Mental Health Benefits of Exercise.

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